VIOLETA FOI PARA O CÉU – Violeta Se Fue a los Cielo

Cartaz do filme VIOLETA FOI PARA O CÉU – Violeta Se Fue a los Cielo
Direção:
Ano de lançamento:
País: ,
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar de Violeta Parra, assista ao filme. Mesmo que você tenha em mente que não gosta da música andina e que a primeira que lhe vem na cabeça soa como algo pejorativo, assista. Por dois simples motivos: o primeiro, cinematográfico – este filme é muito bem feito, com intensidades de música, emoção e tragédia na medida certa. O segundo, pessoal: a vida de Violeta Parra (1917-67), um ícone da música folclórica chilena, que teve um infância humilde, foi reconhecida internacionalmente, para depois morrer abandonada física e moralmente, já é uma história de vida e tanto.

Violeta Foi Para o Céu venceu o Prêmio de Júri Internacional do Festival de Sundance, além de ter sido o grande aclamado no Cine Ceará de 2012. Reconhecidamente, o trabalho e o olhar do diretor chileno Andrés Wood (também de Machuca) se destaca pela sensibilidade e coerência. Eu não conhecia a história de Violeta, mas já nos primeiros minutos, fragmentos da infância e da vida adulta se misturam, mostrando a confusão e instabilidade da vida da cantora e compositora, que também pintava, que traçou sua trajetória internacional com a cara e a coragem, conseguiu expor no Louvre, morou na Europa e foi desprezada em seu próprio país. Interpretada pela excelente atriz Francisca Gavilán, Violeta se mostra inflexível, sensível, geniosa, possessiva, intensa. Em tudo que fazia.

Depois de sua temporada fora, volta para Santiago, cria um espaço onde pretendia disseminar a cultura popular chilena, mas é nocauteada pelo amor não correspondido e pelo fracasso da proposta. Se mata, deixando um legado que é hoje divulgado por seu filho Ángel Parra, que escreve um livro em que este filme se baseia, e sua filha, ambos cantores e compositores. Além de música – muito boa, sonora, forte, com letras recheadas de protestos sociais e políticos e alta dose de inconformismo  sensibilidade – Violeta Foi Para o Céu é cheio de vida, inquieto. A própria Violeta. Assista, mesmo que seja só para tirar a impressão de a música latino-americana é toda igual. Não é, a de Violeta é cantada com uma força impressionante.

Trailers

Comentários