UM MÉTODO PERIGOSO – A Dangerous Method

Cartaz do filme UM MÉTODO PERIGOSO – A Dangerous Method
Direção:
Ano de lançamento:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Do racional e pragmático, dos sonhos ao místico. Permeando por universos distintos a ponto de serem opostos, a mente humana é as duas coisas ao mesmo tempo. É o prático e o teórico; a atitude e o imaginário.  Na tentativa e no fascínio de desvendar a psique humana, as duas mentes espetaculares de Freud e Jung pesquisam, sugerem, normatizam tratamentos na linha oposta dos tratamentos psiquiátricos até então praticados na Europa – e no mundo – e são os mentores da psicanálise como conhecemos hoje.

Um Método Perigoso, de David Cronenberg, fala desse momento, no início do século 19, em que Carl Jung (Michael Fassbender, também em Shame, X-MenPrimeira Classe, Bastardos Inglórios) trata uma paciente histérica e descontrolada com a terapia da fala, em que paciente conta suas emoções e sentimentos, de costas para o terapeuta. Faz isso inspirado no mestre Sigmund Freud (Viggo Mortensen, também em Um Homem Bom), que acredita serem as experiências sexuais a origem dos traumas humanos. A paciente é Sabina Spielrein (Keira Knightley, também em Apenas uma Noite, Não me Abandone Jamais, Desejo e Reparação, A Duquesa), que se apaixona por Jung, envolve-se com ele apesar de ser casado e acaba ela mesma se tornando uma importante psicanalista mais tarde.

Mas o filme vai além da relação mestre-pupilo e achei isso bastante interessante. Explica um pouco para nós, leigos, os conflitos entre os saberes dos dois pesquisadores e como a vida pessoal de cada um deles influencia na maneira de pensar e tratar o paciente. Em se tratando de mente humana e de seus mistérios, com o passar do tempo Jung questiona a eficácia do método de Freud de fazer o paciente elaborar o trauma através do seu próprio discurso, e envereda pelos sinais embutidos nos sonhos e da mística, acreditando ser este o trunfo para o paciente encontrar um novo caminho.

Depois de tanta psicanálise, vale dizer que o filme retrata lindamente os cenários da Áustria e Suíça da época, com uma reconstituição muito cuidadosa. Claro que é preciso interessar-se pelo assunto. Mas mesmo assim, eu diria que Um Método Perigoso tem um caso clássico de casamento, traição, atração, sexo e ciúme. É uma boa história, afinal. E rende muito assunto para o divã.

Trailers

Comentários