UM CONTO CHINÊS – Un Cuento Chino

Cartaz do filme UM CONTO CHINÊS – Un Cuento Chino
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Comecemos pelo início, pelo conto chinês. E pelo problema das traduções dos títulos – e, eu diria, das traduções em geral – é que muitas vezes não encontram equivalente de sentido na língua meta e deixam pelo caminho uma parcela importante do significado que carrega o original. Trocando em miúdos é o seguinte: em espanhol, quando se diz que uma história é um cuento chino, está implícita a ideia de que aquela história é uma mentira, uma ‘história para boi dormir’, uma ‘história de pescador’ – entre tantos outros provérbios que temos em português para dizer que, de tão improvável, aquele conto é uma verdadeira lorota. Como o conto inacreditável deste delicioso filme argentino se passa justamente com um chinês, ficou fácil encontrar um equivalente em português, porém sem a sutileza que traz a língua fonte – o que é uma grande perda.

Mas isso não diminui a riqueza, a simplicidade, a sinceridade da atuação de Ricardo Darín, que andou fazendo filmes fortes e de suspense como O Segredo dos Seus Olhos e Abutres, e agora volta à comédia. E com todo o estilo de um bom filme argentino, trata de questões singelas, relações triviais, de uma maneira humana, engraçada e despretensiosa. Um Conto Chinês fala de Roberto (Darín), um sujeito fechado, emburrado e sozinho, cheio de manias – como colecionar presente de aniversário para a mãe que faleceu no seu nascimento – e histórias improváveis e inacreditáveis que ele lê no jornal, verdadeiros cuentos chinos. Sua vida monótona sofre um revés, graças ao seu ainda vivo viés solidário: um chinês está perdido em Buenos Aires, não fala uma só palavra de espanhol, não tem para onde ir e Roberto o coloca para dentro de casa.

Além de ser delicioso de assistir, Um Conto Chinês é de fato muito criativo. A cena de abertura já mostra que algo diferente está para acontecer – o cartaz do filme em que Darín aparece ao lado de uma vaca, também sugere uma história curiosa. De fato, no melhor estilo argentino de fazer você se divertir.

 

Trailers

Comentários