TODA FORMA DE AMOR – Beginners

Cartaz do filme TODA FORMA DE AMOR – Beginners

Opinião

Com alguns toques de leveza – como os pensamentos do cachorro da família legendados e várias passagens e detalhes do roteiro descritas em imagens – esta pequena história se torna uma agradável surpresa. Por caminhos e meios imprevisíveis, Oliver (Ewan McGregor, também em Nanny McPhee e as Lições Mágicas, O Escritor Fantasma) passa a ver as relações sem preconceitos ou rótulos e se permite reinventar pela primeira vez na vida.

No presente, Oliver está sozinho, arrumando a vida após a morte do pai, tentando relacionar-se com Anna (Mélanie Laurent, também em Bastardos Inglórios, O Concerto, Não se Preocupe, Estou Bem). No passado, Oliver teve de lidar com duas novidades: seu pai (Christopher Plummer, também em Syriana – A Indústria do Petróleo, A Última Estação) morreu de câncer, mas antes confessou ser gay, depois de 44 anos de casamento. Intercalando presente e passado, Oliver relembra os dias em que teve de lidar com a perda, com a doença, com o jovem namorado do pai, mas também com a alegria de viver, com o entusiasmo, com a espontaneidade vindas dessa relação. Tenta reaprender a relacionar-se através do namoro com Anna, que vive solitária em hotéis, apresentando-se em diversas cidades do mundo, aparentemente sem raízes, família, lar. Devagar e com uma certa graça, a história se desenrola e termina por ser um filme gostoso e humano, para ver bem acompanhado.

Toda Forma de Amor peca por esse título. Não vejo onde isso se encaixa, muito embora o filme trate de diversas formas de se amar. Mas cai no clichê e perde a graça do título em inglês, Beginners, que remete aos iniciantes, àqueles que se lançam em uma nova empreitada na vida, sem temor, com entrega e autenticidade. Esse é o mote do filme, dar o primeiro passo, vencer o medo e o preconceito, parar de tentar adivinhar as respostas e vivenciar o que a vida apresenta. Uma pena, essa perda de sentido. Mas, está a avisado e se você se deparar com esse filme na locadora, não dê bola para essa tradução.

 

 

Comentários