SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS

Cartaz do filme SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS

Opinião

Spotlight é o nome da equipe de jornalistas do The Boston Globe responsável por investigações especiais. São eles que apuram as histórias de alto impacto, fazendo reportagens que normalmente levam muitos meses e causam grandes controvérsias. Na redação, há um espaço reservado só pra eles e são escalados para mergulhar nos temas mais espinhosos. Com a investigação iniciada em 2001, foram eles que jogaram o holofote sob o escândalo que ninguém queria enxergar: a pedofilia endêmica na Igreja Católica, espalhada pelo mundo todo.

Baseado em fatoso reais, um dos filmes mais esperados do ano tem dois trunfos importantes: o primeiro é o foco nos bastidores da redação, com suas discussões sobre ética jornalística, apuração e dever com a verdade. Trazer à tona só alguns dos casos de pedofilia não surtiria efeito. Era preciso provar que o alto clero era conivente, assim como outras poderosas autoridades, e chacoalhar essa rede de abusos sexuais e tortura psicológica que já durava décadas.

O outro trunfo é o elenco. Formado por Rachel McAdams (também em Questão de Tempo), Michael Keaton (também em Birdman), Mark Ruffalo (também em Sentimentos que Curam) e Stanley Tucci, o diretor Tom McCarthy (também do ótimo O Visitante) consegue dar ao filme um ritmo investigativo, envolver o espectador na estratégia jornalística e imprimir um tom de urgência importante, apesar de já sabermos a dimensão global do absurdo – você vai ver os números. Prova de que fazer justiça era o objetivo maior daquela operação de guerra. Deu no que deu.

Trailers

Comentários