SENNA

Cartaz do filme SENNA
Direção:
Roteiro:
Ano de lançamento:
País:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Lembro-me perfeitamente de onde estava em 1º de maio de 1994, do cortejo fúnebre chegando em São Paulo, da imagem do país desolado. Não só eu, mas várias pessoas que estavam no cinema esperando para assistir ao documentário sobre o piloto Ayrton Senna faziam esse mesmo comentário. Ainda é muito forte a sua presença, ainda é marcante a sua trajetória e morte – por tudo que ele representou.

O documentário sobre a vida de Senna, desde os tempos do kart até sua morte no Grande Prêmio da Itália naquele fim de semana de muitos acidentes, foi feito pelo inglês Asif Kapadia. Fico me perguntando como nenhum dos grandes diretores brasileiros fez isso antes. Encontrar um personagem tão rico como Senna é coisa rara e teria sido bom se seu retrato tivesse sido filmado por mãos brasileiras. Mas não foi e isso não diminui o filme, em absoluto. O Ayrton mostrado pelos olhos ingleses é um sujeito muito justo, humano, batalhador. Alguém que não se conformava com 2º ou 3º lugares, com atitudes desonestas, conchavos ou politicagem e que entrava na pista para vencer. Retrato fiel – é exatamente essa a imagem que tenho dele.

Senna é digno do piloto, da pessoa que ele foi e do que representou para o país. E até do que continuaria representando se estivesse vivo. Apesar de já sabermos o final da história, o filme emociona, também porque explora aquele lado a que nós, torcedores e telespectadores, não temos acesso, que são os bastidores da Fórmula 1, os entraves, as amizades, as rixas, os favorecimentos e tudo mais. Mostra cenas inéditas da sua vida em família, da imprensa internacional, depoimentos muito sinceros sobre a vida, as corridas, a família, os adversários nas pistas e na ética, o futuro (veja o trailer, abaixo). Para quem viveu os momentos de vitória de Senna, é imperdível. Faz reviver a sensação boa de ter um representante nacional da envergadura dele. Isso hoje faz falta e preencheria uma lacuna importante. Para quem não viveu, também vale. Assim, temos mais chance de perpetuar a sua imagem.

Trailers

Comentários