POR UMA VIDA MELHOR – Away We Go

Cartaz do filme POR UMA VIDA MELHOR – Away We Go

Opinião

Sam Mendes é também diretor do intenso e difícil Foi Apenas um Sonho. Importante essa informação para deixar claro que Por Uma Vida Melhor não tem nada da melancolia, frustração, descontrole do filme anterior. Pelo contrário. A busca deste casal é alegre, construtiva, positiva. Também para nós, espectadores, é uma experiência deliciosa.

Embora os dois filmes mostrem a vida de um casal que anseia por mudanças, por uma vida diferente e melhor, a dupla Verona e Burt é bem diferente de Leonardo DiCaprio e da misteriosa Kate Winslet.  Verona (Maya Rudolph, também em Solteiros com Filhos, Missão Madrinha de Casamento) está grávida do primeiro filho e resolve, com seu namorado Burt (John Krasinski, também em Simplesmente Complicado), ir às cidades onde moram seus familiares e amigos, para resolver onde é melhor fixar o lar. Percebem que não estão presos a nada e que podem viver em outro lugar. Viajam pelos Estados Unidos e Canadá e encontram famílias bastante diferentes. Cada uma das experiências vai ajudando a construir o imaginário do que seria um lar para eles, do que cada um deles espera do outro, do que cada um deles gostaria de ser como pai e mãe.

Essa construção é feita com muita graça, humildade e humor. Em nenhum momento senti que havia frustração, arrependimento, ambição por algo muito especial. Embora se perguntem se estão sem rumo na vida por já terem mais de 30 e ainda não terem decidido o que fazer, onde morar, como criar o filho, querem é encontrar um lugar ao sol. O que cativa no filme é justamente essa simplicidade, o desapego e a autencidade. É verdade é que o casal tem muita química e muita graça. Faz lembrar 500 Dias com Ela e Apenas Uma Vez. Deve ser por causa do folk de fundo. Funciona como um elo entre imagem e conteúdo. Bela mistura.

Trailers

Comentários