PIRATAS DO CARIBE 4: NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTERIOSAS – Pirates of the Caribbean – On Stranger Tides

Cartaz do filme PIRATAS DO CARIBE 4: NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTERIOSAS – Pirates of the Caribbean – On Stranger Tides

Opinião

Repleto de piratas e soldados, pitadas de romance, boa dose de humor de boa qualidade e sobretudo muita aventura, Piratas do Caribe 4 realmente transita por águas misteriosas – ainda mais sugestivas sob o incrível efeito do 3D. Se for uma sala IMAX, tanto melhor. São misteriosas as águas infestadas de belas, traiçoeiras e sensíveis sereias (a cena em que aparecem é incrível), mas é preciso dizer que o filme também transita por um território bem conhecido do espectador, o que é um alento. Ancorado sempre na figura do ótimo e irreverente Jack Sparrow (Johnny Depp, também em Alice no País das Maravilhas, O Turista), seu personagem é quem dá o tom e quem comanda todo o roteiro (aliás, muito mais interessante do que o personagem Chapeleiro Maluco em Alice). Contar com suas tiradas, caras e bocas, sutilezas e molecagens nos dá a chancela que precisávamos para entrar de olhos fechados neste 4º filme da série.

Tenha você visto ou não os 3 anteriores, tanto faz. A história remete aos acontecimentos passados, como o sumiço do navio pirata Pérola Negra, mas o próprio roteiro trata de ambientar o espectador e contar sutilmente o que aconteceu. Por isso, não se preocupe. Mesmo porque Jack Sparrow está agora acompanhando de Angélica (Penélope Cruz, também em Fatal, Vicky Cristina Barcelona, Tudo Sobre Minha Mãe, Volver, Nine, Abraços Partidos) e não mais de Elizabeth (Keyra Knightley). É com a espanhola – ou contra ela, como queira – que Jack Sparrow tenta encontrar a fonte da juventude. A história envolve você na aventura e não vai nem sobrar tempo para se lembrar dos piratas do passado. Aliás, falando em Penélope Cruz, gosto dela no papel de filha do Barba Negra. Daquele seu jeito de sempre, bem espanhola, pergunto-me se o inglês com forte sotaque seria uma jogada de marketing, um charme a mais ou realmente uma dificuldade em aprimorar o idioma?

Fica a dúvida. Mas o que realmente é certo é que a Disney já faturou mais de 2,6 bilhões de dólares com os três primeiros filmes e vai certamente encher mais o cofrinho com Piratas do Caribe 4. É um programa ótimo para ver em família. Quem sabe você não se inspira em rever os outros três. Falando nisso, me perguntaram se há indícios de que o 5º filme possa surgir em algum momento. Há sim e são inúmeros…

Trailers

Comentários