OS ESTAGIÁRIOS – The Internship

Cartaz do filme OS ESTAGIÁRIOS – The Internship

Opinião

Sejamos honestos: existe uma diferença – ou seria um abismo? – entre a geração que nasceu junto com a internet e que hoje está na casa dos 20 e nós, que já transcendemos a barreira dos “enta” e somos “do século passado”, com se isso fosse o mesmo que dizer “jurássicos”. Trágico, nostálgico, deprimente? Acho que não precisamos ir tão ao fundo do poço assim, mas que há uma diferença, isso ninguém pode negar!

Dei um google e descobri que o primeiro site surgiu em 1993 – já não me lembrava. Com ele veio uma geração treinada a naturalmente criar e pensar caminhos digitais, que já permeiam todos os aspectos da nossa existência. E quem não tem esse pensamento digital nato, faz o quê? Ainda tem lugar ao sol?

É por essas e outras que Os Estagiários, estrelado por Vince Vaughn e Owen Wilson (também em Meia-Noite em Paris, Marley e Eu), é bem interessante. Os amigos Billy e Nick são vendedores à moda antiga: marcam reunião e visitam o cliente para tentar fechar a venda. Mas a empresa onde trabalham encerra suas atividades porque o modelo de negócio não funciona mais. É quando eles têm a brilhante ideia de tentar entrar no programa de estágio do Google – uma das vagas mais concorridas do mundo!

Claro que o perfil quarentão está longe de ser adequado para as expectativas digitais, mas a dupla rala para conseguir uma brecha no meio da garotada cibernética e diverte muito a plateia com as analogias aos anos 80 e 90, com as diferenças na forma de pensar e se comportar. Tem graça quando mostra a sinergia entre o emprego frio da razão de hoje e a emoção de quem já tem experiências de vida. Quem é do tempo em que o fax era o máximo, vai se identificar com muitas das situações e dar boas risadas; quem já nasceu plugado, pode passar a achar que seus pais têm razão em pelo menos alguma coisa.

 

DIREÇÃO: Shawn Levy ROTEIRO: Vince Vaughn, Jared Stern ELENCO: Vince Vaughn, Owen Wilson, Rose Byrne | 2013 (199 min)

 

Comentários