O CONSELHEIRO DO CRIME – The Counselor

Cartaz do filme O CONSELHEIRO DO CRIME – The Counselor
Direção:
Ano de lançamento:
Gênero: ,
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Dos filmes anteriores de Ridley Scott que eu assisti, nenhum segue a mesma linha de O Conselheiro do Crime. Blade Runner é ficção científica futurista; Gladiador, Robin Hood e Cruzada são épicos; Telma & Louise é um drama com pitada de comédia. Este novo filme é um outro departamento: é um thriller, mais parecido com um jogo de cartas. As decisões são rápidas e as consequências, imediatas. Titubeou, você é carta fora do baralho.

Não dá para falar dele e fugir do óbvio: o elenco é realmente estrelar, no nome e no desempenho. Mas antes eu diria o seguinte, para tentar resumir um filme que tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo: não durma no ponto, senão você perde os detalhes dessa trama de intrigas, interesses econômicos, traições, violência e implacável senso prático exigidos para a sobrevivência no business do narcotráfico. O fio da meada é o seguinte: o advogado do personagem de Michael Fassbender (também em Shame, X-Men, Um Método Perigoso) precisa de dinheiro, por isso se mete com gente perigosa do tráfego de drogas entre México e Estados Unidos, representados com maestria por Javier Bardem (também em 007 – Operação Skyfall, Onde os Fracos Não Têm Vez) e Brad Pitt (Guerra Mundial Z, Babel). O plano dá errado num determinado ponto e o senso prático e comum é eliminar quem está atrapalhando. Scott constrói a trama, para depois desconstruir cada um dos personagens, um por um. Por isso o ritmo da tomada de decisão e definição dos personagens é acelerado. Assim como a vida do crime, com causa e consequência inevitáveis.

Para abrandar o clima, pelo menos em teoria, personagens femininas dão o ar da graça. Penélope Cruz e Cameron Diaz são fundamentais para fechar o tom escolhido pelo diretor: da ironia e do sarcasmo, recheado de violência e sensualidade. Ninguém sai ileso – nem nós, espectadores. Tem gente que vai fingir que não viu algumas cenas. Depois você me conta!

Trailers

Comentários