MUDBOUND – LÁGRIMAS SOBRE O MISSISSIPI – MUDBOUND

Cartaz do filme MUDBOUND – LÁGRIMAS SOBRE O MISSISSIPI – MUDBOUND

Opinião

Mais do que lágrimas, bom teria sido traduzir como “mar de lama”. Lamaçal. Atoleiro. Aliás, as lágrimas e a lama vêm juntas. Quanto mais a família McAllan, de brancos, proprietários de terra, no Mississipi dos anos 1940, se vê miserável e infeliz na lida com a lavoura, com a chuva em excesso, com a falta de amor, com a rigidez do estado das coisas, mais a família de negros, empregados, que luta para encontrar esperança na vida dura, também se afunda, se engessa dentro das normas e privações. História de preconceito e ódio entre brancos e negros – narrativa já conhecida, mas com força admirável.

Laura McAllan (Carey Mulligan, também em Não Me Abandone Jamais) se casa com Henry McAllan (Jason Clarke, também em Evereste) na esperança de que ele fosse a tábua de salvação para uma vida minimamente boa. Enquanto Henry se muda com a família para a fazenda no delta do Mississipi, Jamie, seu irmão vai e volta da guerra, e tenta recomeçar a vida no campo, carregando os traumas vividos. Também volta da guerra Ronsel Jackson, negro, filho dos empregados da fazenda. A adaptação na vida depois de sobreviver ao combate encontra a barreira do preconceito e da intolerância no sul racista, da luta de classes, da intransigência, além de se deparar com a realidade da submissão da mulher e da inevitável violência.

Florence Jackson (Mary J. Blige) e Hap (Rob Morgan), mãe e pai de Ronsel, brilham. Figuras fundamentais na manutenção da conduta diante da violência física e verbal, do status quo, da condição mínima pra sobreviver. Florence diz tudo com o olhar, numa postura que vai enrijecendo a já tão sofrida vida. Primoroso. Além de todas as questões que vêm junto com a escravidão e a posição do negro na sociedade americana, Mudbound monta um mosaico de relações humanas frustradas, inflexíveis, infelizes. É como se a gente também fosse afundando no lamaçal e não encontrasse onde se agarrar. Dá uma angústia que casa perfeitamente com a canção tema Mudbound, lindamente entoada por Mary J. Blige, que, além de atriz, é também cantora.

Trailers

Comentários