MAMA

Cartaz do filme MAMA

Opinião

Tem uma diferença entre filme de suspense e de terror. Particularmente gosto mais do suspense. Para ser bom precisa realmente causar dúvida, insinuar sem parecer mentiroso, dar a entender sem entregar o ouro antes do final. Não é bem disso que estamos falando aqui. Mama está mais para um filme de terror, com aquelas questões sobrenaturais que já sabemos de cara que não pretendem soar como verdade, nem impressionar pela trama, amarração do roteiro, ou coisa que o valha. Qual é a sua ideia? Levar alguns sustos e ver como termina a história das meninas perdidas no bosque? Então estamos combinados: corra para assistir que o filme atenderá às suas expectativas.

Mas, quem é Mama, afinal? O filme começa confuso, com o personagem de Jeffrey descontrolado, fugindo com as filhas pequenas depois de cometer uma verdadeira loucura. Sem tirar qualquer graça que essa parte  possa ter, eu diria somente que suas filhas acabam ficando sozinhas em uma cabana abandonada no meio da floresta, sobrevivem milagrosamente e são encontradas depois de anos por Lucas, irmão de Jeffrey.

Só sobrevivem porque algum ser misterioso (e horroroso) as ajuda. A tal da Mama. Mesmo quando são resgatadas por Lucas e sua namorada Annabel (Jessica Chastain, também em A Noite Mais Escura, O Abrigo, A Árvore da Vida) e voltam teoricamente a viver em um ambiente normal, este alguém (ou algo) misterioso as acompanha. É dessa companhia que surgem os sustos e o mistério, que será desvendado no decorrer da trama.

Dê uma olhada no trailer abaixo – ele já mostra de que terror estamos falando. Claro que tem o apelo materno colocado na figura de Annabel e da própria “Mama”, algo do tipo mãe-é-mãe-em-qualquer-situação. Mas isso fica para segundo plano na direção do argentino Andrés Muschietti, até mesmo na cena final. O que vem à tona é realmente o clima de terror. Se quiser suspense paranormal, há sempre opções mais bacanas como Os Outros, de outro argentino Alejandro Amenábar, com Nicole Kidman, por exemplo. Morto por morto…

Trailers

Comentários