HOMEM DE FERRO 3 – Iron Man 3

Cartaz do filme HOMEM DE FERRO 3 – Iron Man 3

Opinião

Quando assisti ao terceiro filme da série de Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, disse a mesma coisa que vou dizer agora. Gostei muito, mas faltou voltar ao começo. Claro que quem for ao cinema conferir as novas armaduras e desafios de Tony Stark em Homem de Ferro 3, sem ter assistido aos dois filmes anteriores, vai se divertir. Não tenho dúvida. Mas pode se sentir um peixe fora d’água quando os outros espectadores derem risada sobre alguns sutis detalhes, em que você não viu graça. As referências são inevitáveis e encare isso como uma convite para ver os outros dois em casa. Eu fiz isso e confesso que adorei!

Claro, tudo é uma questão de contexto. Embora este terceiro filme não seja mais dirigido por Jonh Favreau (ele continua sendo o fiel guarda-costas de Stark), é claramente uma sequência. E muito bem conduzida. O diretor Shane Black (também de Máquina Mortífera) acerta na continuidade do tom, imprime humor fino principalmente no personagem do ótimo ator Robert Downey Jr. que tem que derrotar o tão temido terrorista Mandarin e fecha (será?) a trilogia da Marvel com chave de ouro.

Falei em humor e reforço. Embora a tecnologia, qualidade da produção, o elenco afinado (Gwyneth Paltrow, Guy Pearce, Rebecca Hall, Ben Kingsley, Don Cheadle) e a criatividade sejam pontos fortes, eu diria que um filme como este, sem um toque refinado no roteiro seria, só mais um filme de ação. Diante de tanta concorrência com filmes vazios de conteúdo e cheios de matança, sangue e aventuras mirabolantes, caprichar nos diálogos é o grande trunfo. Mesmo para quem não é – ou não era – tão fã assim de super-heróis.

Deixo por último a história propriamente do filme. Mesmo porque, acho que ela é secundária mesmo, considerando o peso dos personagens e a qualidade do texto. Tony agora se questiona, não consegue dormir, porque sabe das inimizades óbvias que criou mundo afora. Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) passa, de simples assistente a manda-chuva da empresa. É ela quem decide tudo. Tony Starks pesquisa, aprimora seus inventos e se prepara para a próxima ameaça. Até que ela chega devastadora e ele precisa lugar contra um terrorista daqueles, o Mandarin. O resto, você já pode imaginar. Se não, dê só uma espiada no trailer. Entendeu?

Trailers

Comentários