FORA DA LEI – Hors la Loi

Cartaz do filme FORA DA LEI – Hors la Loi

Opinião

A presença do diretor franco-argelino Rachid Bouchareb em Cannes causou tumulto e protestos quando Fora da Lei foi exibido. Não é para menos: o filme abre a ferida nacionalista francesa, fala da guerra pela independência da Argélia e mostra uma França que tortura e forma milícias assassinas em prol do poderio colonial. Mas também filma o contraponto, os movimentos de resistência argelinos, os terroristas separatistas e a luta por seus ideais de forma muito violenta. Independente de que lado você esteja, todos no filme são ‘foras da lei’. Ninguém se salva. E é isso que o torna interessante, este olhar dúbio.

Fora da Lei conta a história da guerra argelina em solo francês, através da trajetória de uma família. Expulsa de suas terras pelas autoridades francesas em 1925, a família presencia o massacra de Sétig, em 1945, quando os argelinos fazem uma passeata pela independência após a vitória dos Aliados. Depois disso, os três irmãos tomam rumos diferentes: um vai combater na Indochina, lutando contra a independência das colônias francesas; outro é preso na França por ‘atividades subversivas’ e o terceiro passa a viver em uma favela nos arredores de Paris e vira ‘empresário’. Através da história de vida de cada um deles, o diretor Bouchareb, também de London River – Destinos Cruzados, conta como se fez a guerra na clandestinidade. De um lado, os grupos de luta armada liderados pela FLN (Frente de Libertação Nacional), que articulou inúmeros atos terroristas na França e toda a rede de informação; de outro, uma organização secreta da própria polícia francesa, respaldada pelo governo, na repressão violenta ao movimento nacionalista, que finalmente consegue a independência em 1962.

Fora da Lei retrata mais uma daquelas histórias sangrentas de dominação e poderio pela força de ambos os lados, de falta de diálogo e de luta cega pelos ideais. Tem uma produção muito cuidadosa, cheia de detalhes e envolvente, com a família mafiosa como o centro – inclusive com algumas referências claras ao clássico O Poderoso Chefão. Muito bom para entender o nosso mundo sem lei.

________________________________________

Programe-se: Fora da Lei será exibido na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa dia 22 de outubro. Confira os horários abaixo:

UNIBANCO ARTEPLEX 3 – 22/10/2010 – 16:50 – Sessão: 16 (Sexta)
CINEMA SABESP – 23/10/2010 – 22:00 – Sessão: 145 (Sábado)
CINEMARK CIDADE JARDIM sala 5 – 25/10/2010 – 21:00 – Sessão: 380 (Segunda)
UNIBANCO ARTEPLEX 2 – 27/10/2010 – 15:20 – Sessão: 504 (Quarta)
CINEMARK SHOPPING ELDORADO sala 7 – 29/10/2010 – 21:00 – Sessão: 788 (Sexta)

Mais informações no site www.mostra.org.

Trailers

Comentários