FOME DE PODER – THE FOUNDER

Cartaz do filme FOME DE PODER – THE FOUNDER

Opinião

Se hoje já há movimentos de slow food, na tentativa de resgatar o prazer pela comida, o sabor do alimento e, principalmente, a delícia que é fazer uma refeição com calma, estamos aqui na contramão pra lembrar como a fast food chegou sem pedir licença e transformou a rotina das pessoas. Fome de Poder conta como o vendedor Ray Kroc vislumbrou uma oportunidade no negócio no restaurante de hambúrgueres dos irmãos McDonald, na Califórnia, nos anos 1950, para transformá-lo no império que conhecemos hoje.

Visto sob a perspectiva de Kroc, representado por Michael Keaton (também em Birdman, Spotlight) com a persistência, arrogância e oportunismo necessários para compor um personagem ambicioso e inescrupuloso, Fome de Poder mostra a cronologia da história. Vai desde quando os irmãos comandavam o negócio de família, inovando ao oferecer um só produto, o hambúrguer, e montando uma linha de produção para fazer o sanduíche, até a entrada de Kroc no negócio. Retrata sua manipulação para afastar os irmãos do comando, a estratégia de franquia, as manobras para fazer o processo dos irmãos contra ele ser inviável financeiramente, o controle do mercado imobiliário, até finalmente ser o dono do sanduíche mais famoso do mundo.

Dá pra enxergar o filme como um retrato de um empreendedor de sucesso. Visto sob esse ângulo, é como se o diretor tivesse optado por dizer que tudo não passou de uma grande aventura. Mas eu iria além. A figura carismática de Keaton tem um tom de ironia forte, de um sujeito oportunista ao extremo, disfarçado de um competente e esperto homem de negócios. Cabe a nós concordarmos ou não com sua conduta em relação à mulher, aos sócios, à qualidade da alimentação, à valorização do marketing acima de qualquer coisa. Ah, o marketing! Até as cores amarelo e vermelho do logo têm uma razão determinante de ser. Nada acolhedoras, muito menos aconchegantes, obrigam o cliente a comer. E rápido. É a fast food fazendo seu papel, como se ela, ao chegar toda embrulhada, já expulsasse cada um dos clientes com um olhar fulminante.

Comentários