EXPOSIÇÃO – VERTIGEM – osgemeos

Cartaz do filme EXPOSIÇÃO – VERTIGEM – osgemeos
TAGS:

Opinião

Antes de comentar qualquer coisa da exposição em si, aí vai o recado importante: NÃO PERCAM! Ainda dá tempo, está em cartaz até domingo, dia 13 de dezembro. 

osgemeos

Quando assisti a Up – Altas Aventuras no domingo, lembrei das imagens dos grafites que vi no sábado. Um programa sensorial. Quando entramos no salão oval da FAAP, já percebemos que a mensagem ali era diferente: um mix de cores, imagens, lantejoulas, textura que impressionam. Explico: os irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo são grafiteiros e criaram todo um universo de imagens, personagens, cores, percepções com a sua vivência na arte de rua desde quando eram moleques, lá no bairro do Cambuci. Hoje expõem no mundo todo. Quando se olha para aquilo, tem-se a impressão de entrar em um universo particular. Tanto nos painéis quanto nas instalações, são inúmeras cabeças retratadas, representando um mundo imaginário, aquele que não tem limite, aquele que transcende. E o amarelo predominante, seria para prestarmos mais atenção?

Isso é o que se percebe à primeira vista. Ao passear pelas instalações, entrar, olhar e sentir, me imaginei num mundo surreal, estilo Dalí, em que os rostos viram qualquer outra coisa, em que os precipícios não são ameaçadores, em que as cores falam por si só. Não é por acaso que a exposição se chama Vertigem.

os-gemeos-vertigem-12Importante: leve as crianças, independente da idade delas. Eu e meu marido levamos os nossos, de 8 e 10 anos. O fato de ser interativo, de poder entrar nas obras, assistir a vídeos, se ver nos múltilplos espelhos, ouvir as suas palmas mudarem as cores de uma casa maluca, fez eles darem “asas à imaginação”, literalmente. Coisa que nós, adultos, já temos mais dificuldades. Por isso, aproveite a experiência. Aguce os sentidos. Eles merecem.

Dicas práticas: no fim de semana, a exposição abre às 13h. Chegue cedo, se possível. Assim, não enfrentará filas – como o número de visitantes no salão é limitado, você pode ter que esperar um pouco do lado de fora. Tem vários lugares gostosos ali perto da FAAP para almoçar depois. Outra dica boa foi chamar uma das monitoras para conversar, contar quem são osgemeos, como foi montado tudo aquilo. Ilustrou ainda mais a exposição para as crianças, que fizeram perguntas sobre cores, sons e tudo mais.

FAAP: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – tel: 3662-7000 – de terça a sexta, das 10h às 20h; sábado e domingo, das 13h às 17h

 

 
 

Comentários