DIVERTIDA MENTE – Inside Out

Cartaz do filme DIVERTIDA MENTE – Inside Out

Opinião

A mente humana nunca foi retratada desta maneira. Tudo bem que a gente sabe pouco sobre ela, que é a engrenagem mais espectacular que já existiu. Mas sabemos cada vez mais e nem assim havia, antes de Divertida Mente, uma representação artística tão fidedigna, tão detalhada e tão sensível sobre o que se passa dentro da nossa cabeça. Mais especificamente dentro da mente de uma garota que sai do conforto da infância para entrar na confusão da adolescência. Fiquei genuinamente emocionada e este é, sem dúvida, um dos grandes filmes do ano.

Conceitualmente – e também na prática – sabemos que essa fase de transição é quando passamos a ver o mundo com um olhar mais pessoal: as aventuras e os medos se intensificam, os amigos ficam mais relevantes, os grupos mais necessários, o imaginário perde espaço para o real, as memórias são selecionadas e arquivadas, e a família passa a ocupar o vagão paralelo na caminhada da adolescência. Anda junto, sempre ao lado, como alicerce. Mas já não olhamos a vida com os olhos dos pais e ela ganha uma nova dimensão.

Retratar tudo isso já é uma façanha e tanto. Fazê-lo com graça, beleza e muita sensibilidade é coisa de gênio. Quem está por trás de Divertida Mente é o mesmo diretor de Up – Altas AventurasMonstros S.A. e Wall-E, também responsável pela história original da série Toy Story: Pete Docter, da Pixar-Disney. O filme foi apresentado pela primeira vez em Cannes em maio e Docter disse, na coletiva de imprensa, que imaginou e escreveu a história de Riley observando o comportamento dos seus filhos e tendo como base recordações da sua própria experiência. Tinha que ser algo empírico mesmo – é muita realidade pra uma animação só.

A propósito, o filme conta como foi o momento em que a Ridley, uma menina que 11 ano, muda-se com os pais de uma cidade pequena para São Francisco, e precisa enfrentar todos os desafios da nova vida, da nova escola e aqueles próprios da idade. Tentando se adaptar, o filme nos transporta para dentro da mente da garota, onde alegria, medo, raiva, tristeza e nojo são personagens que regem seus pensamentos e suas ações. E a gente vivencia junto essa fase de mudanças, revisita as memórias acumuladas e se projeta no desafio de vencer as etapas. O título original Inside Out remete a esse movimento das informações e sentimentos que migram de dentro pra fora, moldando quem somos hoje. Mas encontrar o termo Divertida Mente, é um achado. Não que tudo seja diversão nessa fase da vida, mas a personagem Alegria (Joy) tem a obrigação de jamais deixar a peteca cair.

Trailers

Comentários