DAWSON, ILHA 10 – Dawson, Isla 10

Cartaz do filme DAWSON, ILHA 10 – Dawson, Isla 10

Opinião

Dawson é o nome dessa ilha nos confins do continente sulamericano, perto da Terra do Fogo, onde além de frio e gelo havia um campo de concentração na década de 1970. Era lá que ficavam confinados os principais colaboradores de Salvador Allende, após a junta militar liderada por Pinochet tomar o poder em 1973. Como qualquer campo de concentração, a regra básica era obedecer, trabalhar e esperar pelo melhor. Para lá foram enviados os ministros, como Sérgio Bitar, que sobreviveu ao campo, escreveu um livro homônimo contando sua experiência, que foi a base para esta produção.

Claro que o registro histórico é importante. Vemos tantos filmes mostrando os horrores que ocorreram (e ainda ocorrem) em governos totalitários europeus, mas nos esquecemos do nosso próprio continente. Ou ainda, temos a tendência em achar que aqui a coisa foi branda. Ledo engano. Admiro muito as produções latino-americanas sobre o tema como O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, Zuzu Angel, Machuca, O Que é Isso Companheiro? – só para citar alguns. Saber que houve um prisão nas gélidas terras chilenas do sul é assustador e bem documentado nesta produção.

Sem ser um filmaço sobre o assunto, nem emocionar o quanto deveria pela gravidade da situação, Dawson, Ilha 10 cumpre seu papel e acho que agrada aos que têm especial interesse pelo tema. Particularmente, gosto desse tipo de registro histórico por fazer parte da construção das nações como elas são hoje. E lógico, relembrar as catástrofes para que não se repitam.

 

Trailers

Comentários