CHICO & RITA

Cartaz do filme CHICO & RITA

Opinião

Este post foi reeditado para dizer que agora o filme já está disponível em DVD.

_______________________________________

Animação para adultos. Chico e Rita concorreu ao Oscar da categoria em 2012 e perdeu para Rango… que realmente não me convenceu. O filme de Fernando Trueba (também diretor de A Dançarina e o Ladrão), por outro lado, é um lindo passeio por Cuba antes da revolução, uma homenagem aos ritmos dos anos 1948, ao bolero, ao jazz, à batida caribenha. Às lindas canções entoadas por Rita.

Sempre falo que adoro animação. Esse traço usado em produções para adultos é suave, mas tem uma personalidade quase real. Chico é pianista de jazz; Rita, cantora. Se conhecem em Havana, se apaixonam, mas a Rita tem a oportunidade de ganhar dinheiro e cantar nos Estados Unidos. Nem tudo é perfeito e o casal vai precisar de muito tempo para colocar a vida em ordem. Nesse trajeto, conhecemos também um pouco da Cuba atual, sempre retratada com esmero, critério e cuidado pelos criadores da animação.

Lembro de ter lido sobre o filme na programação do Anima Mundi deste ano, mas na ocasião não tive a sorte de assistir. Ainda não temos por aqui em DVD, mas quem tiver acesso ao iTunes, da Apple, é possível alugar ou comprar. Para ter uma palinha, o trailer!

 

 

 

Comentários