CARTAS DE IWO JIMA – Letters from Iwo Jima

Cartaz do filme CARTAS DE IWO JIMA – Letters from Iwo Jima
Direção:
Ano de lançamento:
Gênero: ,
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 2007

Cartas de Iwo Jima é um belíssimo filme sobre a Segunda Guerra em solo japonês. Possível ver beleza em um filme de guerra? Sim, é. Lógico que tem sangue, corpos destroçados e muita crueldade. Guerra é guerra, afinal. Mas Clint Eastwood prioriza o lado humano dos soldados, que deixam suas famílias, trocam experiências e sensações e escrevem cartas para os entes queridos registrando o que vivem e sentem. Grande parte do filme é rodado dentro das cavernas e túneis cavados pelos japoneses para se protegerem do ataque dos Aliados. São verdadeiras trincheiras que escondem o medo, a rendição, o desonra sentidos com a derrota. Essa história das cavernas remete à questão da luz. Repare nesse jogo de sombra e escuridão. Senti que faz parte de toda a ambientação interior dos soldados.

Outra coisa interessante é o fato de o filme ser falado em japonês. Ainda bem, porque outro dia assisti a um filme que se passa na Colômbia e é todo falado em inglês. Ficou totalmente descaracterizado. No caso de Iwo Jima, o idioma dá veracidade à batalha que durou quase 40 dias. Os japoneses até que resistiram bastante, considerando a tremenda desvantagem militar. É a visão japonesa do que aconteceu naquele ano de 1945. Mas como tudo na vida tem dois lados, Eastwood fez outro filme sobre a mesma batalha: A Conquista da Honra, contada do ponto de vista dos vencedores americanos, filmado na mesma época, no mesmo lugar. Mas esse é assunto para outro post.

Por fim, quero pontuar que o filme conta com dois talentos que merecem menção. Além de Clint Eastwood, Steven Speilberg também está atrás das câmeras como produtor. Sensibilidade que faz toda a diferença. Em frente está Ken Watanabe, na pele do general Kuribaiashi. Ele é o retrato da dúvida que permeiam a batalha: sabe que tem que fazer a guerra, mas não se esquece quem são seus protagonistas.

Trailers

Comentários