AS AVENTURAS DE PI – Life of Pi

Cartaz do filme AS AVENTURAS DE PI – Life of Pi
Gênero:
Estado de espírito:

Opinião

 

Com a chamada “acredite no extraordinário”, o filme As Aventuras de Pi já sugere uma história inusitada. E é, ainda mais contando com os efeitos especiais sob comando do diretor Ang Lee, também do premiado O Tigre e o Dragão, O Segredo de Brokeback Mountain, Aconteceu em Woodstock. Embora sejam todos filmes bastante distintos, Lee não dá ponto sem nó. Capricha, conta uma história bonita e trabalha os efeitos especiais lindamente.

Apesar da classificação etária ser para 10 anos, não acho que crianças desta idade aproveitem. O filme é mais contemplativo do que parece, apesar da presença lúdica dos animais. E muito mais reflexivo – fala da transformação causada por fortes eventos da vida, da presença e ausência de Deus, da força e onipresença da natureza. Portanto, não leve crianças pequenas. Exige atenção e paciência para acompanhar a rotina de Pi no barco, e tem efeitos especiais diferentes – o que nem não é feito sob medida para crianças, e sim para o olhar adulto.

As Aventuras de Pi, indicado ao Globo de Ouro 2013 de melhor diretor e filme, conta a história do menino Piscine Patel, um garoto que vive com seus pais e irmão na Índia, onde cuidam de um zoológico. Com as mudanças da vida, a família resolve migrar para o Canadá e levar os animais para vender por lá. Acontece que o cargueiro onde estavam enfrenta problemas em pleno Pacífico e Pi fica à deriva em um bote salva-vidas na singela companhia de um tigre de bengala, uma zebra, uma hiena e um orangutango. Pi passa semanas no mar, lutando para sobreviver. As imagens são preciosas, os efeitos, impecáveis.

Ficamos sabendo de tudo isso pelo próprio Pi, já adulto, que conta sua epopeia para um escritor, interessado em fazer um livro. Mas sua trajetória reserva surpresas e a graça aqui é não falar muito sobre o filme. Eu fui assistir sem saber quase nada e a viagem foi uma delícia. Aproveite e acredite se quiser. Ou puder!

 

DIREÇÃO: Ang Lee ROTEIRO: David Magee, Yann Martel (romance) ELENCO: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain, Tabu, Gérard Depardieu | 2012 (127 min)

 

Comentários