ALÉM DA ESCURIDÃO – STAR TREK

Cartaz do filme ALÉM DA ESCURIDÃO – STAR TREK

Opinião

Toda vez que assisto a um filme que já é sequência de outro, sinalizo a importância da ordem das coisas. Sempre há ganchos entre um e outro, mas algumas vezes as informações passadas no anterior não prejudicam o entendimento daqueles que veem a seguir. No caso de Star Trek, pela releitura de J.J. Abrams, eu diria que vale ver o primeiro. Claro que eu entendi e adorei Além da Escuridão, mesmo sem ter visto o primeiro, lançado em 2009. Mas quando me aventurei pelos meandros da Frota Estelar e suas origens, me rendi. É muito mais legal saber o que acontece antes.

Isso porque ficamos sabendo da origem do lendário Spock (Zachary Quinto, também de Margin Call – O Dia Antes do Fim), esse sujeito metade humano, metade extraterreno, uma raça evoluída que consegue ignorar os sentimentos e emoções para não sofrer. É racional, faz o que é lógico e pronto. Mas, como sua mãe era humana, às vezes dá o braço a torcer. Personagem espetacular.

Também conhecemos melhor a história do capital Kirk (Chris Pine). Sabemos que seu pai foi capitão da Enterprise, que morreu em combate e que seu comportamento intransigente, desafiador e destemido ajuda a contrabalançar a lógica de Spock e tomar as decisões com mais intuição. O que Spock e Kirk vão viver nessa nova aventura estelar, lutando pela Federação dos planetas, perde totalmente a graça se eu simplesmente começar a descrever a história. A riqueza de detalhes é imensa, a sutileza e graça do texto ficam muito além de qualquer comentário, as caras e bocas dos personagens valem mais do que qualquer comentário. Tem muita ação em prol da paz entre os planetas, mas o que seria da aventura sem um texto afinado e afiado?

Minha dica: se der, consuma o pacote completo e assista ao primeiro Star Trek em casa e depois corra para o cinema. Se não conseguir se segurar, voe para o cinema no feriado que vai dar tudo certo. A Enterprise não vai te deixar na mão e depois você tira o atraso em casa!

 

DIREÇÃO: J.J. Abrams  ROTEIRO: Roberto Orci, Alex Kurtzman ELENCO: Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Karll Urban, Simon Pegg, John Cho, Benedict Cumberbatch, Anton Yelchin, Bruce Greenwood | 2013 (132 min)

 

Comentários