A GUERRA ESTÁ DECLARADA – La Guerre Est Declarée

Cartaz do filme A GUERRA ESTÁ DECLARADA – La Guerre Est Declarée

Opinião

Histórias reais de superação são sempre um bom tema para o cinema. Ainda mais quando se trata de cura de doenças avassaladoras como o câncer. Ainda mais quando se trata de dramas familiares envolvendo crianças e situações que mudam a dinâmica da família toda e transformam as pessoas e as relações para sempre. Ainda mais quando a própria família resolve filmar a história, revivendo tudo de novo.

A Guerra Está Declarada, da cineasta francesa Valérie Donzelli (também em Por Que Você Está Chorando) tem todos esses elementos e é o concorrente francês à indicação do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2012. Ela e seu marido, o ator Jérémi Elkaïm se apaixonam, ela engravida e nasce um menino. Considerando as adaptações normais do primeiro filho, tudo vai bem. Até que aos 18 meses ele não anda, vomita demais e tem alguns comportamentos esquisitos. Dignóstico: tumor cerebral. A vida do casal vira de ponta cabeça, a família se mobiliza e a prioridade é salvar a vida do garoto.

Visto assim parece um drama daqueles de causar mal estar, angústia de tristeza. Claro que sim, mas a maneira com que Valérie conta o que viveu é especial. No filme, ele é Juliette, e Jérémi é Roméo. Recontam sua história de dor com pitadas especiais de muito amor, muita doação e especialmente humor e otimismo. A dinâmica entre o casal é espetacular. Com rapidez e dinamismo, a diretora consegue mostrar o crescimento do casal, ao mesmo tempo em que as dificuldades da doença e da luta também se tornam mais evidentes.

A Guerra Está Declarada tem exatamente este título em francês. E é essa a impressão que dá. De arregaçar as mangas, de ir à luta, de formar realmente uma família a partir dessa grande adversidade. Vale dizer que os personagens secundários são construídos com muita delicadeza e compõem o quadro de maneira absolutamente harmônica – é incrível como filme absorve. É uma lição de coragem, ainda mais sabendo que Valérie e Jérémi escolheram revisitar essa drama dentro deles mais uma vez, para quem sabe melhor processar tudo que foi vivido.

 

Trailers

Comentários