A ERA DO GELO 4 – The Ice Age 4

Cartaz do filme A ERA DO GELO 4 – The Ice Age 4

Opinião

A trilogia A Era do Gelo foi realmente genial. Dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, o mesmo de Rio, tem um humor fino, na medida, divertido para crianças e adultos. Além de personagens bem elaborados – gosto dos mamutes, embora as caras e bocas do enlouquecido esquilo sejam a marca registrada da franquia. E é ele quem faz acontecer a trama de A Era do Gelo 4, já que quer enterrar a sua desejadíssima noz no gelo, o que provoca uma rachadura gigante e a consequente criação dos continentes. Mas desta vez Saldanha está só na produção (o que não é pouca coisa, claro!), mas dá sinais claros de que faltou o toque do brasileiro no humor  e na graça do filme.

Não que não seja bacana. Gostei sim. É divertido, tem os efeitos 3D impecáveis e se você for assistir em 4D (disponível em somente uma sala, lá no shopping JK Iguatemi-SP), vai sentir a cadeira balançar no ritmo da aventura dos animais, a cadeira espirrar água, soltar vento e tudo mais. Algo no estilo daqueles brinquedos de parques de diversões. Crianças bem pequenas podem assustar, mas é uma experiência divertida. Acho só que quando os filmes anteriores de uma mesma franquia estão na prateleira da genialidade, algo um pouco abaixo disso causa um certo saudosismo.

Os personagens “do bem” estão de um lado do iceberg: os mamutes e sua filha adolescente (com diálogos típicos da idade, que me tiraram boas risadas), o tigre dente de sabre, a preguiça e sua avó (uma senhora um tanto atrapalhada, mas que tem uma boa presença); do outro, os vilões: um gorila-pirata, uma tigresa e outros animais que querem se vingar dos heróis-amigos. Isso porque  com a formação dos continentes, Manny, o mamute, separa-se da família, fica à deriva, é atacado pelos piratas e precisa dar um jeito de voltar para a terra firme – que já não se parece com nada do que ele estava acostumado.

Adoro animações, digo sempre isso. A Era do Gelo tem uma história marcante, principalmente para quem acompanhou os outros três filmes. Vale ver, é gostoso, um programa para ver em família. Mas minha sugestão é rever os outros, quando a era do gelo era de gelo mesmo, relembrar a trajetória dos personagens e todas as referências que a direção de Saldanha foi capaz de fazer ao mundo dos adultos. Quanto ao mundo das crianças, ainda continua sendo uma animação e tanto. Agora, não perca o curta metragem que é passado antes de o longa começar. Não sou fã de Os Simpsons, mas esse curta é realmente muito, muito bacana.

Trailers

Comentários