A DUQUESA – The Duchess

Cartaz do filme A DUQUESA – The Duchess

Opinião

“A ideia de liberdade é absoluta!”

Para quem gosta de filme de época e de romance, é imperdível. O cenário e a fotografia são lindos; a história, retrato dos casamentos arranjados mostrados com tanta frequência nos filmes que contam a história do século 18. E vale dizer: Georgiana, a duquesa de Devonshire, realmente existiu e o filme é baseado em fatos reais.

Não é de se estranhar que o casamento tenha começado às avessas: o sorriso da futura duquesa (Keira Knightley, também em Desejo e Reparação) – o que é mais marcante na atriz – sua extravagância e ousadia, não combinam com a cara fechada e rígida do duque (Ralph Fiennes). Temos aqui mais uma vez Fiennes (também em O Leitor) – na minha opinião, perfeito no papel de alguém praticamente insensível. Já nas primeiras cenas, a troca de olhares denuncia o destino dos personagens e não é difícil prever.

Mas não importa. O desenrolar surpreende e lembra bastante Ligações Perigosas. Não só pelo lindo figurino, mas também pelas relações que realmente põem em perigo a honra, a amizade e principalmente a dignidade de qualquer ser humano – melhor não entrar em detalhes senão estraga a surpresa.

Ainda tem o aspecto político interessante: em épocas de Revolução Francesa, a Inglaterra vive um momento de reflexão sobre a liberdade individual e a duquesa realmente chama a atenção de toda a nobreza porque diz o que pensa. Sem contar que se tornou referência da moda na época, lançando penteados e figurinos, fazendo um papel de uma mulher que tem opinião – em tempos em que a mulher tinha somente que casar e parir – um filho homem, de preferência.

Trailers

Comentários