A BANDA – Bikur Ha-Tizmoret

Cartaz do filme A BANDA – Bikur Ha-Tizmoret

Opinião

Incrível como uma história tão simples, contada de uma maneira singela e sem grandes artifícios, pode ser tão rica em significado. Ainda mais em se tratando de uma relação complexa como a que existe entre Israel e Egito. Região de conflito, filme de conflito. Mas aqui não se trata de guerra ou política, e sim do ser humano propriamente dito, seja na sua capacidade de agregar e aprender com o diferente, seja na sua intolerância.

O enredo é simples assim: uma banda militar egípcia é convidada para tocar em um centro cultural de uma cidade israelense. Como é esquecida no aeroporto (aliás, a cena inicial é ótima) e nenhum dos músicos fala hebraico, acabam pegando o ônibus errado e vão parar em um povoado onde não há nada. Nem centro, nem cultura, nem outro ônibus para voltar. É simples também no ritmo, calmo, com tomadas lentas, retratando a observação que um povo faz do outro, o estranhamento. Por isso, não espere ação – não aqui.

O que se segue são encontros e desencontros humanos. Gente que vê nas diferenças de cultura uma oportunidade de aprender, conviver e ser solidário, descobrindo assim que o ser humano passa pelas mesmas mazelas e alegrias independente de religião, idioma, país, idade ou sexo. Gente que trata o diferente com a irresponsabilidade da arrogância, da intolerância e da geração de conflito gratuito.

Este filme foi indicado para mais de 41 prêmios no mundo todo. O curioso é que Israel o indicou para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2008. Mas a Academia não aceitou o pedido, já que o filme é falado 50% em inglês… Uma pena, porque a alma do filme é estrangeira e o inglês é absolutamente uma simbologia da capacidade de comunicação universal, desde que haja predisposição para o entendimento. Mas quero destacar que, dos diversos prêmios angariados por A Banda, o que mais me chamou a atenção foi a categoria Um Certo Olhar, em Cannes. O nome da categoria diz tudo o que eu senti com o filme: um olhar diferente e calmo de um assunto que causa tantas desavenças; um certo olhar humano, cúmplice e, por que não, cuidadoso.

Trailers

Comentários