cinegarimpo
FESTA DE FAMILIA – The Celebration
CLASSIFICAÇÃO: Para Pensar, Drama, Dinamarca - 12/11/2012

DIREÇÃO e ROTEIRO: Thomas Vinterberg

ELENCO: Ulrich Thomsen, Henning Moritzen, Thomas Bo Larsen

Dinamarca, 1998 (105 min)

Depois de A Caça, exibido na 36a Mostra Internacional de Cinema de SP, fui atrás da  filmografia do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg. É dele a autoria do movimento Dogma 95, juntamente com Lars Von Trier (diretor de Melancolia, Anticristo), que estipularam um padrão para a produção cinematográfica (veja abaixo). Festa de Família se encaixa perfeitamente, porque mais parecem cenas reais do que cinema. Uma câmera na mão oscila de acordo com o movimento dos personagens, sem estabilidade, assim como os membros dessa família destroçada, que se reúnem só fisicamente, porque está bem longe de ter uma união, seja ela qual for.

Na comemoração de 60 anos do patriarca da família, todos se juntam para comemorar. Helge (Henning Moritzen, também em Tudo Ficará Bem) representa a família feliz, bem sucedida. Mas não é o que parece ser quando Christian (Ulrich Thomsen, também em Em Um Mundo Melhor) resolve fazer um discurso em “homenagem” ao pai. As mágoas antigas, as questões não resolvidas vêm à tona e tornam a festa uma verdadeira lavagem de roupa suja, com um realismo impressionante.

Tem que gostar desse tipo de filme que revira as entranhas. É forte, tem uma tensão no ar constante, causa estranheza na sua estética pelo naturalismo, som natural, falta de truques fotográficos e tudo mais que faz maquiagem do cinema. Festa em Família é uma bela amostra dessa visão cinematográfica mais purista, eu diria. E humana, naquilo que há de mais difícil, que são os relacionamentos familiares.

__________________________________________

DOGMA 95: Thomas Vinterberg é parceiro de Lars Von Trier no projeto Dogma 95, que estipulou 10 mandamentos para um novo cinema que seria feito a partir dali. Para encaixar-se no padrão, o filme tem que ser rodado no local, sem cenografia, som natural, câmera na mão, sem filtro ou truques fotográficos. Deve ser em cores, na época atual, vetados os filmes de gênero. Ou seja, naturalista, a vida como ela é, aqui e agora, sem maquiagem. O avesso de Hollywood.

COMPARTILHE: TAGS:  

Um Comentário to “FESTA DE FAMILIA – The Celebration”

  1. O filme é incrível. Toda essa verdade que a agente sente ao ver o filme deve ser muito mais difícil de se imprimir na cinema do que filmes cheios de efeitos especiais.

  2. weslen on novembro 18th, 2012 at 12:26

Envie uma Opinião

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Você também pode assinar listas específicas:

 

 

FALE COMIGO HISTÓRIA DO BLOG