cinegarimpo
EM UM MUNDO MELHOR – In a Better World
CLASSIFICAÇÃO: Para Pensar, Dinamarca - 15/10/2010

DIREÇÃO: Susanne Bier

ROTEIRO: Anders Thomas Jensen

ELENCO: Mikael Persbrandt, Trine Dyrholm, Ulrich Thomsen, Markus Rygaard, William Jøhnk Nielsen

Dinamarca, Suécia, 2010 (113 min)

A Dinamarca escolheu Em um Mundo Melhor para representar o país no Oscar 2011, tentando uma vaga na categoria ‘melhor filme estrangeiro’ – e venceu. Assim como o outro filme da diretora Susanne Bier, Depois do Casamento, este também tem um roteiro embasado em fortes dualidades. Fala da miséria e barbárie da África e da estabilidade e previsibilidade da Europa; da violência humana explícita nas tribos africanas e também da violência humana mascarada e protegida do primeiro mundo; do bem e do mal, do amor e da vingança inerentes ao ser humano. São os contrastes visuais e comportamentais que prendem a atenção, causam emoção e não o deixam sair do cinema indiferente.

Há duas histórias paralelas que constroem a trama, em continentes diferentes. Anton é um médico dinamarquês que passa temporadas num campo de refugiados africano cuidando dos doentes e daquelas pessoas brutalmente feridas por gangues da região. Quando volta para a Europa, volta para seus filhos, para a ex-mulher e todas as questões pessoais e de relacionamento humano envolvidas. Entre elas está o bullying que Elias, o filho mais velho, vem sofrendo na escola (tema bastante pertinente) e as novidades que surgem da sua amizade com Christian – um garoto novo na escola, que acaba de perder a mãe.

São vários os conflitos e acho esse o grande trunfo do filme. Além de ser um filme visualmente europeu, consegue trazer à tona questões como a violência psicológica e física de adolescentes nas escolas, perturbações psicológicas causadas por relações familiares distantes e superficiais, violência selvagem pelo prazer de ferir e matar. Consegue aproximar a África da barbárie e da insalubridade, da Dinamarca organizada, civilizada e supostamente equilibrada. Consegue despertar a sensação de que por trás da ordem também pode estar a desordem emocional e a sede de vingança, que geram a violência vista explicitamente e sem máscaras na África. Consegue mostrar que apesar de tudo isso, há pessoas que praticam o bem por ideal, por formação, para construção de um mundo melhor. Os laços são fortes, intensos e marcantes. E por serem tão íntimos e humanos nos causam um grande impacto.

_____________________________________________

Programe-se: Em um Mundo Melhor será exibido na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (de 22 de outubro a 04 de novembro), nos seguintes locais:

CINEMARK CIDADE JARDIM sala 5 – 22/10/2010 – 21:00 – Sessão: 87 (Sexta)
UNIBANCO ARTEPLEX 2 – 27/10/2010 – 20:00 – Sessão: 506 (Quarta)
CINE LIVRARIA CULTURA 1 – 29/10/2010 – 14:00 – Sessão: 750 (Sexta)
RESERVA CULTURAL 1 – 30/10/2010 – 14:50 – Sessão: 881 (Sábado)
CINEMARK SHOPPING ELDORADO sala 7 – 03/11/2010 – 21:00 – Sessão: 1282 (Quarta)

Mais informações www.mostra.org .

COMPARTILHE: TAGS:  

Comments are closed.

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Você também pode assinar listas específicas:

 

 

FALE COMIGO HISTÓRIA DO BLOG