cinegarimpo
ADEUS, LÊNIN! – Good Bye Lenin!
CLASSIFICAÇÃO: Para se Divertir, Para Entender o Nosso Mundo, Alemanha - 09/11/2009

 

icone_DVDDIRETOR: Wolfgang Becker

ELENCO: Daniel Brühl, Katrin Sass, Maria Simon, Chulpan Khamatova, Florian Lukas

LOCAL, ANO: Alemanha, 2002

adeus lenin

Dia 9 de novembro de 2009. Faz 20 anos que caiu o Muro de Berlim e rever Adeus, Lênin! cai como uma luva em uma data como essa.

Os analistas internacionais são unânimes em dizer que o mundo nunca mais foi o mesmo depois do 9 de novembro de 1989. Marcou o fim da Guerra Fria, da União Soviética, das fronteiras determinadas pelos vencedores da Segunda Grande Guerra. A Alemanha foi unificada, os povos do leste passaram a ter acesso aos bens de consumo, os ditadores foram depostos e instalou-se a tão temida democracia onde nunca antes imaginado. Nada simboliza tão bem o “efeito dominó” que a queda do Muro de Berlim deflagrou do que as gigantes peças de dominó erguidas no traçado do antigo muro na comemoração do aniversário. Bela escolha, bela simbologia!

O filme Adeus, Lênin! é uma comédia inteligente, que mostra toda essa mudança de paradigma ocidental-oriental. Alex (Daniel Brühl, também em Bastardos Inglórios e Salvador) é um jovem morador de Berlim Oriental, cuja mãe é colaboadora do partido. Ao vê-lo em uma manifestação pró-abertura, Christiane tem um ataque cardíaco e acorda do coma só depois da queda do Muro. Para não prejudicar ainda mais a saúde da mãe, Alex e sua irmã tentam conservar os traços comunistas da casa e da Berlim que a mãe podia ver pela janela. Daí nascem situações divertidas de busca por alimentos, referências, notícias da era comunista, alé de momentos emocionantes, retratando o que muitas famílias sentiram na pele com a divisão da cidade.

É realmente muito bom, vale a pena. Eu diria, inclusive, que nos faz refletir sobre essas décadas passadas, sobre a situação do leste de hoje e sobre uma coisa maluca que acontece por lá, que eles chamam de “Ostalgie” – uma nostalgia daquela época, do emprego estável, da comida, das roupas, de tudo que lutaram tanto para derrubar. Vai entender!

COMPARTILHE: TAGS:  

Envie uma Opinião

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Você também pode assinar listas específicas:

 

 

FALE COMIGO HISTÓRIA DO BLOG