cinegarimpo
A TERRA E A SOMBRA – La Tierra y la Sombra
CLASSIFICAÇÃO: Para Pensar, Garimpo na Locadora, Drama, Colômbia - 29/12/2015

Quem conhece um pouco a realidade da zona rural, mais especificamente dos cortadores de cana-de-açúcar antes do advento da colheita mecanizada, vai sentir mais profundamente essa atmosfera de desolação. Mas o filme do estreante diretor colombiano, que arrebatou, já de cara, o prêmio Caméra D’Or em Cannes, emociona de qualquer forma. Pela sua simplicidade, força e tristeza profundas, e aquele olhar perdido pela falta de horizonte.

Mas acredite: mesmo nessa áurea de desolação, há um sopro de esperança que vem, não por acaso, da relação avô-neto. Filmado em um canavial que pode ser qualquer um dos nossos por aqui, um senhor volta pra casa depois de muitos anos fora, encontra o filho com problemas no pulmão por causa das sucessivas queimadas da plantação de cana e inalação da fumaça, muita mágoa por ter abandonado a família, mas também uma esperança na relação nova com o neto e na eterna afeição de uma mãe pelo filho.

Coberto pela dureza da realidade da rotina dos cortadores de cana, pela fuligem que comanda, em todos os sentidos, a vida da família, A Terra e a Sombra faz pensar no destino atroz daqueles que vivem no isolamento ditado pelo poder econômico, na agonia dos corações que sofrem perdas e não têm outra opção senão aceitar.

DIREÇÃO e ROTEIRO: César Augusto Acevedo  ELENCO: Haimer Leal, Edison Raigosa, José Felipe Cárdenas, Marleyda Soto, Hilda Ruiz | 2015 (97 min)

COMPARTILHE: TAGS:  

Envie uma Opinião

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Você também pode assinar listas específicas:

 

 

FALE COMIGO HISTÓRIA DO BLOG