cinegarimpo
CONTRA O TEMPO – Source Code
CLASSIFICAÇÃO: Para se Divertir, Ficção Científica, Estados Unidos - 26/09/2011

DIREÇÃO: Ducan Jones

ROTEIRO: Ben Ripley

ELENCO: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright, Russell Peters

Estados Unidos, 2011 (93 min)

Viajar no tempo é um tema recorrente no cinema. Não é para menos. De uma maneira ou de outra, esse sonho faz parte do condicional de nossas vidas todos os dias – quantas vezes nos perguntamos se algo seria diferente se tivéssemos feito ou dito tal coisa. O filme A Origem mostra essa viagem através dos sonhos, em que o personagem entra no subconsciente do outro para mudar o tempo presente. Remete, de alguma forma, a esse formato de viagem no tempo.

Source Code, título original, é o nome da operação em que o piloto de helicópero Colter (Jake Gyllenhaal) está envolvido. Ora aparece em uma cápsula totalmente fechada, monitorada por Collen Goodwin (Vera Farmiga, também em Amor sem Escalas), de uma agência de segurança dos Estados Unidos, ora é transportado para o passado para tentar impedir atentados terroristas a civis, mais precisamente que uma bomba exploda e mate centenas de pessoas em um trem de Chicago. Nesse vai e vem entre passado e presente, a operação tem como objetivo mudar o futuro, evitar que milhares de pessoas sejam vítimas de malucos de plantão, em apenas 8 minutos – uma corrida contra o tempo, assumindo a personalidade de outra pessoa nos últimos minutos da sua vida.

A engrenagem, o roteiro e a direção de um filme desse tipo é sempre complexa e em Contra o Tempo isso é feito com muito cuidado. O diretor Ben Ripley (filho do cantor David Bowe) constrói uma realidade paralela ao tempo presente e coloca na tela um suspense rápido, dinâmico e muito criativo. Há pouco tempo do atentado na Noruega, conhecida por sua neutralidade política e religiosa, fiquei imaginando como seria se a ciência realmente fosse capaz de reverter uma situação como aquela. Mas em se tratando do homem, é como se ele sempre encontrasse um viés de loucura para externar a sua intolerância.

 

COMPARTILHE: TAGS:  

Envie uma Opinião

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Você também pode assinar listas específicas:

 

 

FALE COMIGO HISTÓRIA DO BLOG
Navegue pela nossa versão mobile